Desta vez  resolvi trazer para o blog como foi minha experiência no curso de Capacitação em Rinite e Imunoterapia, que aconteceu nos dia 07 e 08 de março  de 2020 em Curitiba/PR, já que muitos pacientes estão perguntando como foi minha experiência em Curitiba.

Um grupo de 12 médicos otorrinolaringologistas de várias cidades do Brasil, com curso supervisionado por dr Eduardo Baptistella, atualmente vice presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, e com ampla experiência no manejo de Rinite alérgica e imunoterapia.

 

Além de discutirmos as bases fisiopatológicas da rinite alérgica, sua associação com asma, foi também discorrido sobre diversos tratamentos clínicos possíveis. Como estávamos num grupo bem pequeno, a discussão foi rica e interativa, com muitas perguntas e com cada profissional trazendo a sua própria experiência e conhecimento, engrandecendo em muito o encontro.

 

 

Interessante frisar que, como o curso contava com médicos de diferentes regiões do Brasil, os alérgicos inalantes que mais comumente desencadeiam a rinite alérgica poderiam também ser distintos, de acordo com cada local.

Com o decorrer do curso foi discutido todo o arsenal de investigação para a rinite alérgica, por exemplo: exames laboratoriais e testes de contato – Prick Test. Neste último exame é possível avaliar a resposta alérgica do paciente a diversos alérgenos respiratórios, através de um teste realizado em consultório médico, mediante a aplicação de alérgenos diversos na pele do antebraço do paciente.

Houve demonstrações práticas de vários testes e prática hands on entre os colegas.

Já na sequência entrou-se na discussão da Imunoterapia Específica, subcutânea ou sublingual, tratamento que pode reduzir a resposta alérgena que o paciente apresenta frente a alguma substancia específica.

Casos específicos com obstrução nasal como sintoma predominante (nariz congestionado), e que se observa ao exame físico presença de Desvio de septo nasal, ou aumento dos cornetos nasais, poderá ser necessário o tratamento cirúrgico: Septoplastia  associada ou não a Turbinectomia ou Turbinoplastia.

Em resumo, voltar revigorada aos atendimentos, após imersão profunda nos cuidados das doenças nasais, com a mala recheada de artigos e materiais para estudo, sempre buscando o melhor para nossos pacientes.

Curso de Capacitação em Rinites