Desvio de septo nasal

Desvio de septo – Dra. Fernanda Philippi

O septo nasal é uma estrutura ósteo-cartilaginosa recoberta por mucosa e localizada na linha média do nariz, separando as cavidades nasais de cada lado.

Esta estrutura desempenha um papel fundamental nas funções do nariz e seios paranasais e também no formato externo do nariz.

Quais os sintomas do desvio de septo nasal?

Idealmente, o septo nasal precisaria estar centrado.

Deformidades septais (desvio de septo) são relativamente comuns na população em geral. Nem sempre os desvios de septo causam sintomas ao paciente.

Outro ponto importante a ressaltar é que o nariz pode ser reto por fora mas mesmo assim o desvio de septo existir. A pirâmide nasal (que é a estrutura nasal visualizada externamente) pode ser harmônica e sem desvios aparentes, e o desvio de septo ser detectado apenas internamente por exame fisico (rinoscopia anterior) ou videoendoscopia nasal.

Causas possíveis para o desvio de septo nasal: traumas faciais, pancadas, boladas, acidentes, quedas, traumas no parto ou alterações decorrentes do desenvolvimento facial durante a infância/ adolescência.

Dependendo da área do desvio ou do seu grau de severidade, podem ocasionar obstrução nasal (dificuldade para respirar), crises de rinossinusites, favorecer a respiração oral (pela boca), roncos e até mesmo alguns tipos de cefaleia (dores de cabeça) rinogênicas. Todas estas consequências impactam diretamente na qualidade de vida do paciente.

Como corrigir o desvio de septo nasal?

Em alguns casos é indicada a correção cirúrgica do desvio de septo (septoplastia), em ambiente hospitalar.

WhatsApp
Enviar