Por que o meu nariz sangra?

O nariz é um órgão intensamente vascularizado, ou seja, a mucosa nasal possui uma trama rica de vasos sanguíneos. Estes vasos podem se romper e causar sangramentos.

Os sangramentos nasais – também conhecidos como EPISTAXE – são situações relativamente comuns e felizmente costumam ser condições auto-limitadas, ou seja, cessam espontaneamente sem a necessidade de intervenção médica.

Quais os principais motivos para o sangramento nasal?

As principais causas para a epistaxe são situações que interferem na rede vascular do nariz.

Citarei aqui 10 causas para explicar por que o nariz sangra:

1. Condições inflamatórias e infecciosas que geram dilatação nos vasos sanguíneos como por exemplo: as Rinites, Sinusites e Resfriados.Rinite

2. Desvio de septo nasal: o desvio de septo nasal, além de gerar dificuldades na respiração pelo nariz, pode modificar o fluxo de entrada de ar no nariz causando traumas na mucosa do septo nasal.Desvio de septo nasal: o que é, sintomas e quais os tratamentos?

3. Perfuração do septo nasal – onde pode ocorrer sangramento juntamente com formação de crostas

4. Uso de medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários: Heparina, Aspirina, Clopidogrel.

5. Situações que causem ressecamento nasal (tais como: a exposição prolongada ao ar condicionado, aquecedores, radioterapia na região da cabeça e pescoço além do uso prolongado de máscaras cirúrgicas).

6. Distúrbios da coagulação sanguínea (coagulopatias congênitas -hemofilias – ou adquiridas)

7. Pós-operatório recente de cirurgia nasal (septoplastia, turbinectomias, cirurgias para tratamento da sinusite, rinoplastia).

8. Traumas nasais – acidentes ou trauma digital, como por exemplo, o ato de manipular excessivamente o nariz.

9. Tumores nasais

10. Uso de substâncias tóxicas no nariz como por exemplo, a cocaína, que pode inclusive causar também perfuração de septo nasal.

Viu só quantas podem ser as causas para o sangramento nasal? Por isso é tão importante a avaliação especializada por um médico otorrinolaringologista para que seja feito o correto diagnóstico e o tratamento desta condição.

 

https://www.youtube.com/watch?v=RL_ULTUNR1U&t=7s