Pólipos nasais são caracterizados por pequenos crescimentos de tecido inflamado na parede de revestimento do nariz e/ou dos seios paranasais, gerando saliências dentro destes locais.

 

Os pólipos nasais podem variar em tamanho, formato e localização, podem se localizar em um ou em ambas as cavidades nasais, bem como em diferentes locais dentro do nariz e seios paranasais. Podem ser lesões únicas (como o pólipo antrocoanal) ou podem ser lesões múltiplas e/ou confluentes, assumindo um aspecto de “cacho de uva”, como na polipose nasal (polipose nasossinusal).

 

A maioria das lesões polipoides é benigna. Entretanto, algumas lesões de aparência polipoide, especialmente se unilaterais e de aparecimento recente, devem ser investigadas de maneira adequada para descartar a possibilidade de um tumor nasal de outra natureza (ex.: papiloma invertido, carcinoma, estesioneuroblastoma).

 

O que é polipose nasal

 

A polipose nasal é uma doença inflamatória benigna, usualmente bilateral (acometendo ambas as cavidades nasais e seios da face) e que tem como principais manifestações:

  1. Obstrução nasal em graus variados
  2. Redução no olfato (hiposmia), ou mesmo a completa ausência de olfato (anosmia) e alterações no paladar.
  3. Rinossinusites de repetição
  4. Congestão facial
  5. Gotejamento pós-nasal (sensação de muco escorrendo pela garganta).