CAUSAS E TRATAMENTOS PARA A RINITE NO IDOSO:
A partir dos 65 anos de idade ocorrem algumas mudanças no funcionamento do nariz, trazendo alguns sintomas desconfortáveis ao paciente. As mudanças ocorrem nos vasos sanguíneos, tecidos e na qualidade muco produzido pelo nariz e seios da face, caracterizando a rinite no idoso.
Todas estas mudanças podem se manifestar através dos seguintes sintomas:
1.Nariz congestionado;
2.Ressecamento nasal, com formação de crostas e pequenos sangramentos;
3.Perda progressiva no olfato (dificuldade em sentir cheiros);
4.Coriza abundante ao ingerir alimentos quentes (rinite gustativa).
QUAIS SAO OS MECANISMOS QUE DESENCADEIAM A RINITE NO IDOSO?
Alguns medicamentos utilizados para o tratamento de outras condições clínicas, como alguns anti-hipertensivos, anti-depressivos, hormônios ou anti-inflamatórios podem trazer sintomas nasais de congestão (nariz entupido) ou de ressecamento nasal.
Além disso, a baixa ingesta hídrica que costuma acontecer nesta faixa etária piora o ressecamento nasal, contribuindo ainda mais para a Rinite no Idoso.
O muco nasal que é produzido fisiologicamente torna-se mais espesso, podendo gerar pigarro e formação de crostas nasais incômodas.
A RINITE DO IDOSO PODE INTERFERIR NO SONO?
Pode sim. A congestão nasal, que quase sempre está presente na Rinite do Idoso pode gerar dificuldade para iniciar o sono, despertares noturnos (fragmentação do sono), agravamento de apneia do sono pré-existente.
Alguns pacientes, para tentar aliviar esta dificuldade para respirar pelo nariz passam a utilizar por conta própria descongestionantes nasais em gotas (com vasoconstrictores), o que pode gerar dependência, agitação e efeitos cardiovasculares. Descongestionante nasal faz mal? Quais os riscos do uso contínuo?
O OLFATO PODE DIMINUIR COM O PASSAR DOS ANOS?
Sim, estudos clínicos recentes desenvolvidos nos Estados Unidos determinaram que mais de 50% dos idosos entre 65-80 anos de idade já apresentam algum grau de perda de olfato.
No grupo de idosos a partir de 80 anos este número é ainda maior, ultrapassando 75% de pacientes com algum grau de comprometimento no olfato.
A redução no olfato (HIPOSMIA) acontece no processo de envelhecimento devido a danos progressivos nas células receptoras olfatórias no nariz bem como na resposta neural. Perda de olfato pode trazer riscos à saúde?
QUAIS OS RISCOS DA PERDA DE OLFATO PARA O IDOSO?
São vários os riscos: na segurança do idoso que pode não perceber um gás vazando; não conseguir detectar que um alimento está estragado e ingerir mesmo assim, podendo ocorrer uma intoxicação alimentar;
Impacto emocional ao não sentir o cheiro de pessoas queridas; dificuldade em despertar as memórias olfativas.
EXISTE TRATAMENTO PARA ESTA CONDIÇÃO?
Como você pode observar, a rinite do idoso possui apresentações clinicas variadas e pode trazer bastante desconforto.
Para o correto tratamento desta condição é necessária a avaliação global do estado de saúde do paciente, verificar quais as medicações este paciente já utiliza, realizar um exame cuidadoso das cavidades nasais e se necessário solicitar exames complementares.
Cada paciente é único, e o tratamento deve ser individualizado após completa avaliação do caso. Procure um otorrinolaringologista com experiência em Rinite do Idoso.
Por: Dra. FERNANDA FIORESE PHILIPPI
Médica Otorrinolaringologista
CRM/SC 13496 RQE 6769
Contato: (48) 99176.5577
Man photo created by freepik – www.freepik.com