Você conhece alguém ou se identifica com a seguinte situação: ao tomar uma sopa bem quente, ou comer um alimento mais picante, de repente inicia com uma coriza clara, transparente e abundante pelo nariz? Coriza no nariz com alimentos…
Pois saiba que esta situação tem um nome: trata-se da rinite gustativa. É uma condição que costuma acontecer mais em idosos, a partir dos 60 anos.
Tipicamente a pessoa apresenta esta coriza ao se alimentar: comidas mais quentes, picantes ou bebidas quentes.
A RINITE GUSTATIVA PODE IMPACTAR A VIDA DA PESSOA? CORIZA NO NARIZ E ALIMENTOS
A rinite gustativa costuma ser uma condição constrangedora e desagradável para a pessoa que está se alimentando em grupo, às vezes num restaurante, e não sabe o que fazer nesta situação. Dependendo da intensidade dos sintomas, o paciente opta por afastar-se do convívio social que envolva refeições.
Quando o paciente chega ao meu consultório, normalmente uma pessoa com mais de 50 anos, este paciente costuma fazer a seguinte pergunta:
“Nunca tive nenhum problema no meu nariz…. será possível eu ter desenvolvido uma rinite alérgica nesta idade e ela aparecer apenas quando eu me alimento?” Rinite alérgica
E eu respondo que muito provavelmente não se trata de uma rinite alérgica, o mecanismo gerador dos sintomas não é alérgico e sim neurogênico, trata-se da rinite gustativa.
ACONTECE EM QUALQUER IDADE? CORIZA NO NARIZ E ALIMENTOS
Embora possa acontecer em adultos jovens, normalmente a rinite gustativa faz parte do espectro da rinite do idoso, e acontece por alterações na mucosa nasal, vasos, glândulas e nervos. Um desequilíbrio no sistema nervoso parassimpático e simpático gera esta alteração.
Em resumo, esta resposta sensorial com coriza acontece de forma simultânea à mastigação, salivação durante uma refeição, gerando impacto psicológico e social para este paciente.
EXISTE TRATAMENTO PARA A RINITE GUSTATIVA?
A noticia boa é que existem tratamentos que podem SIM atenuar ou reduzir estes sintomas e trazer mais qualidade de vida bem como auto confiança para a pessoa se alimentar. Para isso sugiro que procure o seu otorrino de confiança em busca destes tratamentos.