COMO SABER SE A MINHA RINITE É ALÉRGICA?

Rinite é um termo muito amplo que indica inflamação da mucosa do nariz. Embora o termo rinite já nos faça pensar em Rinite Alérgica, saiba que nem todas as rinites são alérgicas. E como saber então se a sua rinite é alérgica ou não?

TUDO COMEÇA NO CONSULTÓRIO:

Isso acontece no consultório, através de uma história clínica bem detalhada, onde são indagados sobre sintomas e outros aspectos que acabam direcionando mais para este diagnóstico.

QUAL O QUADRO CLÍNICO DA RINITE ALÉRGICA?
Sintomas como congestão nasal, espirros numa sequência, coriza transparente e coceira no nariz e nos olhos são bem típicos da rinite alérgica.
Além disso, em geral este quadro clínico costuma aparecer ainda na infância ou adolescência e pode estar acompanhado de outras doenças atópicas como asma ou dermatite atópica.

QUAIS OS ANTECEDENTES FAMILIARES DA RINITE ALÉRGICA?
Por fim, a história familiar (pai, irmãos ou avós) costuma ser positiva para alergia, ou seja, mais algum membro da família apresenta rinite alérgica ou asma, já que a predisposição genética para esta condição é forte.

EXISTE ALGUM EXAME PARA DEFINIR SE A RINITE É ALÉRGICA?
Para fechar com precisão o diagnóstico de alergia, ainda dispomos de dois tipos de exames que indicam se:

1. O paciente é alérgico ou não;
2. A quais substâncias o paciente é sensibilizado (alérgico).

Estes exames são:
1. O PRICK TEST (teste cutâneo de leitura imediata) exame simples realizado em consultório, em que obtemos um resultado em 20 minutos dos principais aeroalérgenos a que o paciente está exposto. Alguns aeroalérgenos comumente avaliados neste exame: ácaros da poeira domiciliar, pólen e gramíneas, epitélio de gato e cachorro, fungos, barata, mosquito, látex e alguns alimentos.
2. Exames laboratoriais específicos.

PRICK TEST

O teste para confirmar se a sua rinite é ALÉRGICA chama-se PRICK TEST, e é um exame simples, indolor, realizado em consultório, através da aplicação de extratos de alérgenos no antebraço do paciente.

Normalmente em 20 minutos é possível realizar a leitura deste exame e assim definir a quais alérgenos o paciente é sensibilizado. Outra possibilidade de diagnóstico é através de exames de laboratório (sangue).

POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR ESTE TESTE NA SUSPEITA DE RINITE ALÉRGICA?

Com o resultado deste exame de alergia, podemos direcionar para o paciente quais os cuidados precisam ser adotados no dia a dia para evitar exposição excessiva a estes alérgenos que o paciente está sensibilizado, como ácaros por exemplo.

QUALQUER PESSOA PODE REALIZAR O EXAME DA RINITE ALÉRGICA?

Por se tratar de um exame seguro e indolor, é possível realizar o exame a partir de 6 anos de idade.

Algumas contra-indicações incluem: gestantes, pacientes com asma ou doenças cardíacas descompensadas e lesões extensas na pele.


O TESTE PODE INFLUENCIAR NO TRATAMENTO DO PACIENTE?

Sim! E ainda mais importante, dependendo dos resultados do exame é possível elaborar um tratamento específico para as alergias, a IMUNOTERAPIA ESPECÍFICA (também conhecida como vacina para alergia).

A imunoterapia é planejada especificamente e individualmente para o caso do paciente e apresenta resultados muito bons, especialmente nos sintomas irritativos da rinite alérgica tais como: espirros, coriza e coceira no nariz e olhos.

Em resumo:
1. Nem toda a rinite é alérgica
2. A história clínica e exames específicos auxiliam o médico especialista a fechar este diagnóstico com precisão.