rinite alérgica é uma condição clinica extremamente comum na população. Estima-se que no Brasil até 30% das pessoas apresentem sintomas de rinite alérgica. Muitas destas pessoas sofrem sem saber do seu diagnóstico ou sem saber onde buscar ajuda. Este percentual pode ser ainda mais elevado em crianças e adolescentes. Além disso, uma parcela destes pacientes podem apresentar ao mesmo tempo sintomas de alergias oculares, a associação entre rinite alérgica e conjuntivite alérgica.

E por que falar sobre Rinite Alérgica é tão importante?

Além de ser muito prevalente (comum) na população como já dissemos, a rinite alérgica não controlada pode trazer um grande impacto na qualidade de vida do paciente.

Vários estudos clínicos demonstraram que a rinite alérgica interfere no sono noturno, pode causar respiração oral. Pode causar fadiga e dificuldade de concentração. Dificuldades para finalizar tarefas complexas e queda no rendimento escolar.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA RINITE ALÉRGICA?

Os principais sintomas são:

  1. Nariz congestionado (obstrução nasal)
  2. Espirros em salva (numa sequencia), geralmente pela manhã ou quando há exposição aos aeroalérgenos.
  3. Coceira (prurido) nos olhos, nariz e garganta.
  4. Coriza transparente.

Nem todos estes sintomas precisam estar presentes simultaneamente. Alguns pacientes apresentam mais sintomas obstrutivos (por aumento no tamanho dos cornetos nasais), enquanto outros apresentam sintomas irritadiços (espirros, coceira, coriza).

De acordo com o polo que o paciente se situe dentro da rinite alérgica (obstrutivo ou irritativo), o tratamento escolhido será diferente.

SINTOMAS OCULARES :

As manifestações oculares da rinite alérgica são também muito comuns, e se manifestam principalmente por muita coceira nos olhos e pálpebras após exposição ao aeroalérgeno.

É importante evitar coçar e manipular muito os olhos, pois isso pode levar a ceratocone e flacidez palpebral.

PRINCIPAIS AEROALÉRGENOS

  • Ácaros da poeira doméstica
  • Epitelio de animais
  • Baratas
  • Pólen e Gramíneas

TRATAMENTOS DISPONÍVEIS PARA A RINITE ALÉRGICA E CONJUNTIVITE ALÉRGICA 

  1. Cuidados ambientais – para evitar o aeroalérgenos
  2. Tratamento medicamentoso
  3. Imunoterapia (vacinas para alergia)
  4. Tratamento cirúrgico – redução dos cornetos nasais por vídeo nos casos em que o paciente não apresenta melhora da respiração nasal com tratamento medicamentoso.

Em algumas situações é importante a atuação em conjunto entre os médicos otorrinolaringologista e médico oftalmologista para otimizar o tratamento do paciente alérgico.

Você quer saber mais sobre rinite alérgica?

Baixe o meu E-book completo “10 perguntas que você sempre quis fazer sobre rinite alérgica e conjuntivite alérgica”